O seu portal de estudos

Conversão de servidores reais para virtuais- P2V (sem o SCVMM)!

Posted by Rafael Bernardes em 29 de maio de 2009

É muito fácil postar como migrar máquinas físicas para virtuais utilizando o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (SCVMM) Ou o VMWare ESC Server. Eu vou postar como migrar máquinas reais para virtuais no Hyper-V, que é o sistema que estou utilizando para virtualizar meus servidores atualmente. Então eu vou presumir que você já tem o Hyper-V funcionando no 2008.

O processo leva cerca de duas horas e o servidor ficará indisponível nesse tempo. Vamos utilizar o Acronis True Image Echo Server, que tem um período para testes de 10 dias, com todas as funcionalidades. Acronis True Image Echo Server

Depois de instalar o programa, abra e converta cada partição do sistema para um local de rede. É bem fácil de usar o Acronis, por isso eu não vou por detalhes aqui.

Ele vai gerar arquivos de imagem .tib, que podem ser facilmente convertidos para .vhd no menu TOOLS – CONVERT.

Se precisar extender o disco pode fazer isso no próprio Hyper-V. Só que depois vai ter que entrar no sistema virtual e extender nele também. No Windows pode usar o diskpart. Se for uma unidade de sistema e precisar extender, vai ter que colocar o disco em outra máquina virtual para extender e depois colocar na máquina definitiva. (O Windows não extende HDs com o pagefile ou sistema).

Caso não necessite alterar o tamanho do disco, basta criar uma VM sem disco e anexar o .vhd que acabou de converter nela. Eu recomendo sempre iniciar a primeira vez em modo de segurança e instalar o “Integrations disk” para que o sistema reconheça todos os novos drivers.

E pronto! Tudo convertido e rodando! Sem pagar aquela bagatela no SCVMM ou ter que instalar um bocado de itens para usar a versão Trial dele.

Quem gostou comenta aí!

Ps.: O Acronis só funciona em sistemas servidores!

Anúncios

Uma resposta to “Conversão de servidores reais para virtuais- P2V (sem o SCVMM)!”

  1. Filiphe said

    Bernandes, estou precisando converter um server red hat para .vhd, também para colocar no Hyper V, tem alguma dica de como faze-lo?

    Obrigadão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: