O seu portal de estudos

Instalar o LTSP no ubuntu 9

Posted by Rafael Bernardes em 1 de junho de 2009

O LTSP é muito legal, ele possibilita que computadores simples, sem HD, possam abrir um sistema completo aproveitando os recursos do servidor. E no ubuntu é mais fácil ainda fazer isso!
Instalar o LTSP no ubuntu 9 é muito fácil!
Primeiro coloque um IP estático em seu ubuntu, depois vamos baixar os pacotes necessários:
# apt-get install ltsp-server-standalone
# apt-get install openssh-server
Monte o cliente do LTSP:
#ltsp-build-client
O dhcpd sera instalado. Verifique as configurações dele para saber se atende as suas configurações de rede: etc/ltsp/dhcpd.conf (o padrão é o range 192.168.0.0 e o IP do Server 192.168.0.1)
Execute os seguintes comandos:
#ltsp-update-sshkeys
#ltsp-update-image
E pronto! As estações já estarão aptas a dar o boot!
Eu vou começar a estudar um meio de utilizar um servidor de DHCP em outro servidor. Por exemplo utilizar o DHCP do Windows.

Anúncios

24 Respostas to “Instalar o LTSP no ubuntu 9”

  1. Luiz Bruno said

    Olá Rafael!

    O Windows permite o uso de um servidor DHCP, porque DHCP é um protocolo de serviço TCP/IP que significa Dynamic Host Configuration Protocol. Ele simplesmente fornece um endereço IP diferente cada vez que uma máquina se conecta na rede. Essa opção pode ser feita durante a configuração da rede windows – só que agente nem percebe que é dhcp.

    Acho que a sua pergunta é como ter um sistema como o LTSP no Windows – ou seja, instalar Thin Clients, ou Clientes burros- Já me disseram que é possível utilizando o Windows Server, mas eu não sei exatamente como. Se eu descobrir, comento aqui.
    porém ainda não sei exatamente como.

    • Bernardes said

      Isso!

      Eu descobri como fazer isso com o Windows. É a mesma técnica do RIS (remote installation server).
      Na verdade, você coloca a imagem que desejar no RIS. Então dá até para colocar uma imagem linux
      que o servidor TFTP envia a imagem a estação.

  2. Luiz Bruno said

    Eu não entendi bem para que servem os comandos
    #ltsp-update-sshkeys
    #ltsp-update-image
    Estou tentando configurar uma rede com Ubuntu 9 e LTSP 5 a algum tempo e achei o caminho que você deu tão fácil que é até difícil de acreditar!!!
    Eu formatei o servidor com o Ubuntu 9, instalei o LTSP 5 e os serviços necessários para ele funcionar, configurei o etc/ltsp/dhcpd.conf com os IPs da minha rede. Porém, quando ligo as estações elas param procurando o arquivo nbi.img

    Será que esses comandos resolvem?

    Até logo, e obrigado desde já.

    • Bernardes said

      Esses comandos são para atualizar as chaves de acesso e a imagem. Sempre que abrir o arquivo de texto de configuração dos clients (para alterar resolução de tela, USB, etc) é necessário rodar esses comandos.

      • Luiz Bruno said

        Obrigado pela ajuda. Vou testar daqui a pouco…
        Você sabe quais são as configurações mínimas para servidor e thin clients Windows? O Telecentro vai continuar rodando Linux, mas é sempre bom saber.

  3. Bernardes said

    Bom, as configurações são as mesmas do linux. A carga de boot é irrelevante (a menos que muitas estações liguem ao mesmo tempo). Com um Pentium 4 comum, 1Gb de RAM e HD SATA, dá para sustentar, com tranquilidade, até 15 estações.

    E dá uma olhada na minha dica de como transformar o Windows XP em servidor de terminais. Ou melhor ainda, use o AnywhereTS, que é show!

  4. Rafael
    Estou testando aqui e da um erro.
    TFTP open timeout
    pode me ajudar?

  5. Israel Borges said

    Tenho um desafio para você. Vou te ajudar porque é meio dificil o negocio. Desafio você a achar um gerenciador de usuarios (ou terminais leves) com possibilidade de matar processos e fechar sessões de usuários conectados no servidor. Um projeto similar ao LTSP, o TCOS Project permite em sua “teoria” essas particularidades. No entanto implementei mais não consegui fazer realidade. Estou em uma luta semelhante aquela em que você me auxiliou lembra? rsrs bom essa era minha ajuda. Agora se você quiser enfrentar o desafio e ir pelo mesmo caminho, sinta-se avontade. Grande abraço amigo.

    • Bernardes said

      Israel, o TS normal do windows 2003 já fazia isso. Com ele você pode terminar qualquer processo de qualquer usuário que está conectado ao server. E consegue também fazer qualquer intervenção nas sessões, como: Exibir, enviar mensagem, forçar encerrrar, logoff, etc.

      Ok?

  6. Lucas said

    Olá Bernardes…

    Instalei o LTSP com o alternate CD do ubuntu 9.10.. Tá rodando legal, mas quando ligo vários terminais, a performance não fica muito boa.. Tenho uma estrutura boa: 1servidor xeon 3.6 2gb ram numa porta gigabit e 20 terminais celeron 2.6 256ram….
    Vc tem alguma recomendação para melhorar a performance dos terminais? algum “tunning” no ubuntu? Uso aqui na escola mais para navegação na internet (firefox).

    • Bernardes said

      Realmente algo está acontecendo de errado. Já cheguei a colocar 15 terminais (terminais mesmo, thinclient beeeem padrão) em um P4 com 2Gb de RAM.

      O que fica lento exatamente?

  7. Lucas said

    Bernardes,

    Quando ligo 10 ou mais terminais, a navegação fica lenta, o pc demora a responder, o flash também fica meio lento… Muitos alunos vem aqui no laboratório e gostam de jogar esses joguinhos flash na net… Quando muitas pessoas estão usando, fica bem lento… Estou usando o ubuntu 9.10, sem muita personalização… Ouvi dizer que o gnome é muito pesado…. Será que se usar outro ambiente gráfico fica melhor?

    • Bernardes said

      Bom, qual a placa gráfica você tem nesse servidor? Geralmente um server vem com placas de baixa performance.

      Com certeza se resume ao vídeo. Uma interface mais leve, como o fluxbox (só exemplo) funcionaria melhor. O KDE já seria mais leve.

      Lembra que o seu servidor agora é uma estação. Tudo o que tem nele é compartilhado. Então, não adianta ter muita memória RAM e pouco desempenho gráfico. Os usuários comuns usam muita RAM e Vídeo.

  8. Lucas said

    Realmente, a placa de vídeo do servidor é bem modesta. Apesar de ser um servidor robusto (HP Proliant ML150 2GB Ram e 2HDS SCSI) a placa de vídeo é: Integrated ATI Rage XL com apenas 8MB SDRAM video….

    Mas eu sempre achei que no LTSP todo o processamento de vídeo fosse feito nos próprios terminais… Nos meus terminais aqui, o vídeo é onboard também, mas é um intel com 32mb pelo menos… Até já li alguma coisa sobre que o servidor poderia ate ficar sem placa de vídeo…

    Você acha que se eu colocar uma placa de vídeo o desempenho melhora? (embora a mobo não tenha slot PCI Express X16, apenas X1, X4 e PCI normal)

    Tenho o exemplo do som… No servidor não tem placa de som, mas nos terminais tem onboard, e o som funciona normalmente…

    • Bernardes said

      Humm,

      Acho que já entendi. Uma vez, eu instalei o LTSP “na mão” em uma instalação derivada do Debian. Eu tive que setar quanto de hardware o thinclient iria usar, e dava para definir para usar a placa gráfica local, mas ela precisa ser “aceita” pelo sistema server.

      Não lembro e não tenho mais essa documentação. Mas acredito que no seu caso, as placas de som estão sendo reconhecidas pelo HOST, mas a placa gráfica não.

      Se não for isso, terá que forçar a configuração do LTSP para definir o uso do hardware local. Mas como disse, não tenho essa documentação mais.

      Eu faria o teste com uma outra placa gráfica adicional primeiro.

      Se resolver de algum jeito o seu problema não esqueça de postar aqui. Desculpe por não poder ajudar mais.

  9. Marcos said

    OI boa noite! Bem, instalei o ubuntu 10.04 em um servidor, fiz todas as configurações citadas a cima. Gravei as imagens em cd pra dar boot em 14 maquinas celerom 1.0 com 256 de memoria e hd 20 gb. Quando os cds dão boot, os terminais apresentam um erro failed to connect to ndb server e para em um prompt. Insistindo muito consigo entrar na tela de loguin e usar normalmente. Nessas 14 maquinas os cds e os drives de disquetes nao funcionam bem, e elas nao tem opção de boot por placa de rede. como posso resolver essa questão.

    abraço Marcos

  10. Jacson De Matos said

    Bom dia amigo, segui o seu tutorial e consegui
    fazer a rede com os Thin Clients funcionarem perdeitamente…
    Porem olhando mas a frente estou proposto a fazer um projeto
    um pouco diferente… Aqui fizemos os terminais acessarem
    a propria versao do Ubuntu, Queria fazer com que os Thin Client
    acessarem a Distribuiçao do Linux Educacional que o Governo
    distribui…Mantendo o Ubuntu 9.10 como servidor e fazendo os
    thin client acessarem essa versao educativa do Linux…
    Eu pesquisei e vi que uma saida eh a Virtualizaçao
    mas ainda nao sei como proceder… Essa eh a melhor forma ?
    ou tem outra forma sem utilizar a Virtualizaçao?

    Valeu Abraçao

    • Bernardes said

      Que bom que funcionou!

      Vamos ver se eu entendi. Você tem outro ubuntu (do governo) na sua rede, correto? Então você deseja que os terminais carreguem por um Ubuntu (que é o seu servidor de terminais) e depois acessem a tela do Ubuntu do governo?

      • Jacson said

        Exatamente, tenho o servidor rodando o Ubuntu 9.10 e queria que os terminais acessem o Linux Educacional 3.0 http://linuxeducacional.com/ como ja mencionei uma forma de fazer seria virtualizando mas nao sei exatamente como prosseguir. Vc pode me ajudar ?

        Valeu

      • Bernardes said

        Aí você pode ativar o serviço de terminal do Linux Educacional (se esse possuir). E configurar as sessões do seu ubuntu para abrir uma sessão remota do Linux Educacional assim que os terminais entrarem.

        Eu faço isso quando eu tenho um servidor de terminais linux e um servidor Windows com TS. As estações sem disco bootam através do linux e ao acordar, entram na sessão do TS.

      • Jacson said

        Pois eh amigo nao sei se o Linux Educacional tem o serviço de terminais… Estava vendo agora e podendo usar o VirtualBox para virtualizar a imagem do linux Educacional e usar o pacote rdesktop no ubuntu para coniigurar mas ainda nao sei como fazer essa configuração…

        Ja fez algo pareciso ou tem ideia como fazer ?

        Valeu

  11. Fabrício said

    Olá a todos,

    Vejo que a maioria do projetos envolvendo o LTSP usam máquinas “capadas” para se conectar ao servidor, mas alguém tem um caso de sucesso com terminais Thin Client? As “caixinhas prontas”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: