O seu portal de estudos

Hyper-V e notebooks – Problema do integration services disk e rede sem fio

Posted by Rafael Bernardes em 17 de setembro de 2009

Bom,

Eu estou juntando dois assuntos neste post porque eu utilizo o Hyper-V em meu notebook (foto no twitter) para laboratório. Só que ele não é tãaaao preparado assim para rodar em notebooks.

Eu tive alguns problemas, consegui resolver todos, e vou explicar um a um:

1 – Problema do Windows server 2008 e placas de rede sem fio

Para começo de tudo, o principal problema (alé de ficar horas procurando drivers, mas isso é outa estória) é que o Windows 2008 Server não vem com suporte a redes sem fio instalado.

Para resolver isso basta ir ao gerenciador do servidor e instalar o RECURSO de suporte a redes sem fio. Também recomendo instalar o desktop experience, que vai melhorar alguns itens de mídia.

2 – Problema do Hyper-V que não libera a placa de rede sem fio para as máquinas virtuais.

Não adianta, o bendito Hyper-V não exibe a sua placa de rede sem fio para que você coloque a placa como bridge.

Então fica difícil de conseguir conectar as máquinas virtuais a internet. Um jeito prático que descobri foi o de montar um bridge entre uma placa de rede Internal Only, criada no hyper-v (e que aparece nas conexões de rede) e a minha placa de rede sem fio, como mostro na figura abaixo:

ponte de rede

Para fazer isso, basta criar a conexão no Hyper-V como internal. Depois ela aparece em suas conexões de rede. Clique na placa de rede sem fio, segure o control e clique na placa de rede interna do Hyper-V. Clique com o botão direito e faça a ponte de rede (network bridge).

Pronto! Agora a sua máquina virtual vai ficar na rede sem fio em que o HOST estiver. Aqui pegou até IP por DHCP do meu roteador wireless.

3 – E por último, o problema do Integration Services.

Ao tentar instalar o integration services, aparece a mensagem: “Hyper-V Integration Services requires a newer version of Windows “.  O problema é que falta alguma atualização em sua VM, mas sem esse Integration Sevices instalado você não consegue usar a rede para atualizar.

Para resolver isso, vá no Settings de sua máquina virtual e adicione um adaptador de rede Legacy (legado ou emulado). No meu caso, eu coloquei como Internal Only por causa da dica anterior que tive que executar.

Aí você consegue acessar a rede, baixar as atualizações e depois instalar o Integration Services Disk.

Só isso! Espero ter ajudado.

4 Respostas to “Hyper-V e notebooks – Problema do integration services disk e rede sem fio”

  1. Fabricio said

    obrigado, me ajudou bastante

  2. Leandro Alves Pereira said

    Bom dia Rafael tudo bem? Rafael estou com uma dúvida que está me deixando louco, instalei no meu server Proliant o hyper-v, porem quando vou subir a maquina virtual ele diz que o hypervisor não está rodando, já habilitei na BIOS suporte a VM e mesmo assim a maquina não sobe poderia me da uma luz sobre o que está acontecendo?

  3. Sidney Segundo said

    Boa Noite…Rafael, vc esta de parabéns solução simples, pratica e rápida …vlw

Deixe um comentário

 
