O seu portal de estudos

O novo Windows Virtual PC (Não confundam com o Virtual PC 2007) – Ubuntu instalado!!!

Posted by Rafael Bernardes em 20 de dezembro de 2009

Bom, realmente a microsoft deseja complicar o nosso entendimento com nomes tão parecidos, mas não se confunda. O Virtual PC é aquele clássico, que tem um menuzinho e tal:

Já o Windows Virtual PC é um produto mais sofisticado, que pode ser instalado no Windows 7. Em todas as versões (menos o starter, mas eu não considero o starter como versão) roda somente o Windows virtual PC,  na Enterprise,, Professional e Ultimate ele roda o XP mode. Ele precisa de que o processador da máquina tenha as instruções de virtualização. (teste aqui se a sua máquina suporta)

Se quiser baixar ele: http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/default.aspx

No começo eu estranhei bem. Ele não tem uma “cara”:

Ele é, basicamente, uma pasta com as imagens das VMs. Logo devem distribuir uma tela para configuração (lembram do VMRC Plus?).

O XP mode é realmente surpreendente. Ele instala um windows xp professional, até aí tudo bem, só que vai além. Tudo o que você instala no sistema xp virtualizado fica disponível no seu menu do 7:

Tem um ótimo tutorial no baixaki sobre o XP Mode: http://www.baixaki.com.br/info/2123-como-usar-windows-xp-mode.htm

Aí eu pensei, será que dá para virtualizar outros sistemas como o Virtual Pc 2007? Pois como o programa usa as instruções de virtualização e “hospeda” VMs de 64bits, ele é tão poderoso quanto o Hyper-V.

Comecei com o Ubuntu. Depois de testar o XP mode eu fui no console do Windows Virtual e, simplesmente, copiei e colei a máquina virtual com outro nome. Cliquei com o botão direito e fiz as alterações desejadas.

E funcionou! O Ubuntu 9.10 está rodando no Windows Virtual PC, no Windows 7. E para mostrar como o programa é evoluído, eu havia baixado uma iso do ubuntu que não estava instalando nem no virtual box. Achei estranho pois não havia nenhuma mensagem. Quando testei a mesma iso no Windows Virtual PC ele avisou que a ISO estava defeituosa!!!

No site oficial diz que ele não pode rodar sistemas SERVER, mas acho que isso é um bloqueio e não limitação. Agora estou testando rodar o MAC OS X Leopard nele. Vamos ver se vai rolar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: