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O dia a dia do profissional de TI – Elaborando um contrato

Posted by Rafael Bernardes em 11 de setembro de 2010

contrato[1]

Bom, continuando com a série, vamos falar de um ponto que, geralmente, os profissionais dessa área não levam a sério. A elaboração de um contrato.

Antes de tudo, vamos refletir sobre o que é o contrato. Nada mais é do que um acerto entre as partes, com regras e direitos de cada. Para ser válido, é preciso que seja registrado em cartório, com firma reconhecida de ambas as partes.

Você não precisa de um advogado para elaborar um. E engana-se quem acha que deve usar termos bonitos ou polidos para o mesmo. Quanto mais direto e claro melhor e já que você não é advogado, não tente se passar por um ou poderá se enrolar e dar margem a interpretações erradas.

Eu vou partir dos seguintes princípios (que acredito que seja a grande maioria):

 

  • Você é um técnico autônomo ou pequeno empresário que atende empresas ou pessoas físicas
  • Você possui experiência na área e já tem alguns clientes
  • Nunca precisou formalizar os seus contratos, seus clientes são seus “ämigos” (isso é muuuito perigoso)
  • Já levou muito calote/bola nas costas/destrato/na cara de alguns clientes
  • E agora está se perguntando porque deve fazer um contrato sério, já que seus clientes não ligam para isso

Engana-se quem acha que não precisa de um bom contrato. Acredite, eu já trabalhei com clientes que possuiam apenas 3 computadores e se eu tivesse lido algumas dicas como essas eu nào teria uma série de problemas.

O contrato não queima a sua imagem com o cliente e nem vai te deixar com fama de chato. O contrato sério vai te promover com o cliente. Ele vai enxergar que você é um parceiro sério e que poderá contar contigo em caso de crescimento.

O cliente tem que passar a te levar a sério e parar com aquela idéia que é mais um técnico. Seguindo todas as dicas que postei até agora, tenho certeza que será “O” destaque em sua área e um bom contrato é essencial para a construção dessa imagem.

Um contrato vai forçar o cliente a ter mais cuidado ao fechar os acordos que antes ele fechava “de boca” contigo. Eu já cheguei a negar um serviço por que não havia um contrato válido, e olha que era um serviço de 4 horas para resolver uma emergência de um cliente indicado por um amigo. Mas depois que eu resolvesse o problema dele, qual seria a garantia que eu teria de receber o pagamento?

Mas o que deve ser colocado em um contrato de TI? Isso vai depender do seu cliente, mas existem aspectos básicos:

1 – Se o contrato é de um serviço em específico, coloque de forma bem clara o que será executado. Pode caprichar com os termos técnicos e tecnologias aqui. Depois o que o cliente não entender, você vai ter que explicar mesmo. Pense que outro téncnico, melhor que você, irá analisar a descrição desse serviço.

2 – Vai ser um contrato mensal? Defina claramente os itens que será responsável. Nada mais chato do que um presidente de empresa mala achando que você é responsável pelo celular ou ipod dele só porque te contratou como “carinha da informática”".

3 – Defina os pré-requisitos. Muitas das vezes você irá precisar que o cliente cumpra a parte dele para garantir que o seu serviço possa ser executado. Se precisa que o cliente faça investimentos ou que ele contrate/aloque profissionais para o seu projeto, defina isso no contrato.

4 – Cuidado com os backups. Não dê uma de herói. Garantir a integridade dos dados do cliente, só em casos muito específicos. Nos demais, não se comprometa. Já ouvi casos de clientes “amigos” irem processar técnicos por perda de dados. E um deles o próprio dono descumpria as orientações e desligava o servidor “by finger” todos os dias.

Tive um caso que até coloque a ordem de prioridade de atendimento aos chamados. Existiam tantos “caciques” que eu precisei definir no contrato quem seria atendido primeiro em caso de fila.

Vale até mesmo pegar modelos prontos na internet. Eu vou colocar um modelo a disposição de todos, com cláusulas bem legais como confidenciabilidade, responsabilidade técnica, etc.

Seja um exemplo para a classe. Formalize tudo!

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3 Respostas to “O dia a dia do profissional de TI – Elaborando um contrato”

  1. Bruno said

    Show de bola brother, você teria um modelo de contrato seu? Para que possa ter uma base para elaborar o meu.

  2. Bruno B2D said

    Gostei prof. show de bola.

  3. Danilo Toscano said

    Cadê o modelo? hehehe

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