O seu portal de estudos

Redimensionar Disco de Uma Máquina Virtual (VirtualBox 4)

Posted by Ricardo Pinheiro em 22 de fevereiro de 2011

windows7 virtualbox

Windows7 64 com o espaço se esgotando

Quem nunca passou por isso??? O espaço em disco da sua máquina virtual (virtualbox) está se esgotando como na imagem acima, e o que você vai fazer?? Apagar a VM e começar uma nova com um disco maior??

Se o seu VirtualBox já é a versão 4, então existe a possibilidade de redimensionar esse disco com o comando “VboxManage”, veja o exemplo:

Obs.: Lembro que todo procedimento com partições é perigoso e você deve fazer um backup de seus dados. Eu não me responsabilizo por quaisquer danos causados por esses procedimentos, faça-os por sua conta e risco.

# vboxmanage modifyhd Windows7\ 64.vdi –resize 30000

aplicando o comando vboxmanage 

Após o procedimento o disco que possuía o tamanho de 15GB passou para 30GB, mas isso só será observado dentro do VirtualBox.

Tenha sempre a mão um LiveCD do Ubuntu, e no caso do Windows tenha também o disco de Instalação para eventual recuperação.

Agora será necessário redimensionar o disco dentro do Windows, para isso utilizo um LiveCD do ubuntu e utilizo o Gparted para tal empreitada. veja abaixo o tamanho original:

gparted

Disco Ainda no tamanho Original

Na próxima imagem após clicar no botão de redimensionar e utilizar todo o espaço não alocado, pode demorar um pouco, mas teremos o resultado parecido com o da imagem abaixo:

Gparted

Disco após o procedimento de redimensionamento

Após o procedimento o disco do Windows já estará com o novo tamanho faltando apenas carregar o Windows para que o mesmo reconheça o novo tamanho, como pode ser visto na imagem abaixo:

Novo Tamanho

Disco já com o novo tamanho

Espero que tenham gostado do post, e não se esqueçam de assinar o blog.

Abraços

Ricardo Pinheiro

Anúncios

3 Respostas to “Redimensionar Disco de Uma Máquina Virtual (VirtualBox 4)”

  1. Bruno Cruz said

    Boa dica, Ricardo, excelente ….Parabéns! aproveitando o assunto, como faço para que VMS possam fazer o boot (carregar o sistema operacional) automaticamente assim que o sistema operacional do host seja inicializado? tem algum artigo/post sobre assunto?

    • Bom dia Bruno,

      Respondendo pelo Ricardo ;-), esse post vai ser um pouco mais a frente sobre como transformar as máquinas virtuais em serviços do sistema. Espero que tenha gostado dos novos assuntos que vamos trazer para o Blog sobre Tecnologia em geral, sistemas móveis e até sobre review de gadgets.

      Um abraço.

      • Ricardo Pinheiro said

        Bruno,

        Aproveitei seu comentário e criei um post de como iniciar uma VM na inicialização, espero que seja isso que esteja procurando. Quanto ao post o mesmo está agendado para o dia 02/março (quarta).

        Antes que eu me esqueça, agradeço ao Vagner por responder prontamente ao cometário. 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: