O seu portal de estudos

Importando e instalando as aplicações para os usuários através do AppV Server

Posted by Rafael Bernardes em 20 de abril de 2011

Introdução

Depois do sequenciamento das aplicações através do Application Virtualization Sequencer, é possível importá-los para o AppV Server e gerenciá-los através do Application Virtualization Management Console.

Para isso, abra o Application Virtualization Management Console em Start>Administrative Tools. Antes de começar a importar as aplicações, é possível criar grupos de aplicação para melhor organização. No exemplo da figura 1 foram criados 3 grupos: Office Apps, Line of Bussines Apps e Finance Apps. Clique com o botão direito no grupo que a aplicação deve ser importada e clique em Import Applications, conforme também exibido na figura 1

Package00

Figura 1 – Importação da Aplicação

Especifique o caminho da pasta criada pelo Sequencer e escolha o arquivo com a extensão SPRJ. A tela conforme a figura 2 será exibida. Verifique o nome, a versão, os dados de compartilhamento e acesso da aplicação. Além disso é possível atribuí-la a um grupo de servidores ou de licença do App-V. Após as configurações, clique emNext.

Package01

Figura 2 – Dados do Pacote

Em Published Shortcuts, escolha os locais para que o atalho da aplicação seja criado.

Package02

Figura 3 – Atalhos

Em File Associations verifique e, se preciso, adicione ou altere as associações dos arquivos. Caso o usuário tenha algum dessas extensões na máquina com a aplicação virtual, o programa será automaticamente executado ao abrir qualquer uma delas. Clique em Next logo a seguir.

Package03

Figura 4 – Associações de Arquivo

Na próxima tela é preciso adicionar o grupo de usuários que poderá receber a aplicação através do App-V. Todos usuários que estiverem neste grupo receberão a aplicação durante o logon ou dependendo do tempo de atualização do cliente, que por padrão é de uma hora.

Portanto o gerenciamento de atribuição às aplicações podem serem feitas através do Active Directory, sem que os responsáveis precisem acessar o App-V Server. Adicione os grupos e clique em Next e depois em Finish.

OBS: Caso seja especificado um grupo diferente ao da instalação do App-V Server, adicione-o à policy “Default Policy” em Provider Policies, no Application Virtualization Management Console.

Package04

Figura 5 – Permissão de acesso

Todos os computadores que necessitarem usar alguma aplicação do App-V precisarão ter instalado o Application Virtualization Client e o mesmo configurado para receber pacotes do App-V Server. Para instalação e mais informações sobre o Client, acesse http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc817162.aspx.

Para verificar se o cliente está instalado e configurado corretamente, abra o Painel de Controle, clique emAdministrative Tools e depois em Application Virtualization Client. Clique em Publishing Servers e verifique se a conexão com o AppV Server existe e está configurada, conforme exemplo da figura 6.

Package05

Figura 6 – Configuração do AppV Client

No próximo logon do usuário os atalhos às aplicações serão exibidos de acordo com a configuração durante a importação.

No exemplo da figura 7 existem 3 aplicações: Microsoft Office Excel Viewer, Microsoft Word Viewer 97 e Microsoft Word Viewer 2003. Não é possível executar o Word Viewer 97 2003 na mesma máquina, mas como os dois estão sendo virtualizados na “bolha” criada pelo App-V não existem problemas de compatibilidade, já que os arquivos, registros, serviços e componentes são independentes entre eles.

Package06

Figura 7 – Configurações Avançadas

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
MSVirtualizationWordPressWinsec.orgLinhadeCodigoMVP Profile
Twitter: LeandroEduardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: