O seu portal de estudos

Noticias do FISL

Posted by Ricardo Pinheiro em 22 de junho de 2011

Festa de Assinatura de Chaves será realizada no dia 1º, durante o fisl12

A segurança na internet é umas das principais preocupações dos usuários na atualidade. A autenticação acaba sendo uma das alternativas para conferir credibilidade a dados transmitidos e a “chave” é a identificação de cada indivíduo.

Para melhorar a infraestrutura e reforçar a Rede de Confiança, uma festa de assinatura de chaves OpenPGP será realizada no dia 1º de julho, durante o 12º Fórum Internacional Software Livre.

O processo de sua construção consiste em usuários assinarem as chaves uns dos outros estabelecendo assim um pacto, registrado publicamente para a consulta dos demais. Desta forma os usuários presentes no registro de um membro que assina a chave de outro, mesmo não se conhecendo, passam a fazer parte do mesmo sistema de confiabilidade.

O que é isso? 

Chave é um mecanismo criptográfico formado por uma série de fórmulas matemáticas, que tem como o objetivo cifrar e decifrar uma informação. Garantir que a chave é de fato sua é responsabilidade de uma entidade virtual conhecida por Rede de Confiança.

 Para participar, você deve:

– Enviar sua chave para o servidor ksp.softwarelivre.org até às 22h do dia 28 de junho.

– Verificar se a chave entrou no servidor tentando enviá-la novamente.

– Aguardar a divulgação da lista de chaves participantes com os hashs.

– Imprimir a lista e computar você mesmo seus hashs, marcando no local apropriado caso confiram.

– Levar para a festa dois documentos de identidade com foto (pelo
menos um deles emitido por entidade governamental), uma cópia da fingerprint da sua chave, a lista que você mesmo deve ter impresso e uma caneta.

Para mais informações completas, acesse o link Assinatura de Chaves.

O evento tem o seu inicio no dia 29/Jun e vai até o dia 2/Jul em Porto Alegre, no campus da PUC-RS. Teremos para esse evento o patrocínio de nosso parceiro a HighTechplus que irá distribuir brindes durante a palestra. Recomendo que conheçam o estudos de “TI Verde” que eles desenvolvem.

 

Deixe um comentário