O seu portal de estudos

FISL – Dia 1

Posted by Vagner Fonseca em 30 de junho de 2011

Como esperado estamos no FISL, e cheios de novidades para dividir com vocês amigos. O CooperaTI e a HighTechPlus estamos trazendo pra você uma cobertura dos eventos relevantes e as tendências para o Mercado de TI e Software Livre. Veja um resumo do primeiro dia.

Chegamos no FISL e tivemos ótimas surpresas, primeiro em saber que havia mais espaço para eventos comunitários, como o do LibreOffice, do Ubuntu, dos Grupos de Usuários. E também em saber que a Canonical e a Oracle estavam presentes em grandes estandes, dando a entender que vão dar mais atenção ao Brasil e aos usuários de seus produtos. Em uma conversa informal com o Gerente de Negócios da Canonical Brasil soubemos que ela tem muitos projetos e investimentos no Brasil, desde parceria até o lançamentos de tecnologias por aqui. Estaremos marcando uma entrevista oficial com a Canonical em breve, aguardem.

Muita gente no FISL, mas como é o primeiro dia e o frio estava demais, muita gente ainda vai chegar. Os órgãos governamentais estavam presentes como sempre, Serpro, Datasus, Procempa, Prodergs, entre outros. Mostrando a força do Software Livre no âmbito governamental. O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal novamente com stands e muita interação com o público.

Um grande momento para nós do CooperaTI foi a entrega de uma blusa com o o nosso logo e da HigTechPlus para o Presidente da Linux Fundation Jhon “MadDog” Hall, que vêm para promover o Linux e o Projeto Cauã, cujo foco é trabalho com Thin Clients, economia de recursos e de energia, tudo a ver com a HighTechPlus que foca seu trabalho em “TI Verde”. Em breve postaremos fotos da entrega da blusa e a transcrição da entrevista rápida com o “MadDog”.

Palestras sobre melhorias no Kernel em relação a tornar o Linux um sistema RealTime(RTOS), e sobre como o Systemd têm tornado o processo de Inicialização algo mais inteligente e rápido, e como a LibVirt que foi falada no post do Ricardo (http://cooperati.com.br/2011/06/28/virtualizacao-com-kvm-2/) pode ser usada como camada de abstração para os programas como, Xen, VirtualBox, VMWare, OpenVZ, KVM, etc.

Algumas fotos dos eventos comunitários:

Em breve estaremos com mais notícias do FISL e da palestras que pudemos acompanhar. Não esqueçam de assinar nosso Portal e divulgá-lo para que possamos manter nosso bom trabalho.

Anúncios

Uma resposta to “FISL – Dia 1”

  1. Acompanhei a palestra de John Maddog Hall, achei muito interessante o projeto cauã, e a defesa que o sistema operacional deve ficar na internet, melhorando custo benefício, para os parceiros do SL governamental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: