O seu portal de estudos

Servidor local de Chat (Openfire)

Posted by Ricardo Pinheiro em 5 de julho de 2011

Openfire é um poderoso servidor de mensagem instantânea (Bate Papo) que utiliza o protocolo XMPP que pode ser utilizado em sua rede local, se você não quer o MSN em sua rede mas deseja que funcionários possam trocar mensagens instantâneas então prossiga com o a leitura desse post.

Primeiramente precisamos realizar o download do openfire no site do desenvolvedor clique no link para o download: openfire

Após o download o openfire requer, como pré dependência, que o JDK ou JRE esteja instalado.

# apt-get install sun-java6-jre

Agora vamos instalar o openfire:

# dpkg -i openfire_3.7.0_all.deb

A instalação emitirá um aviso de que o diretório /var/lib/openfire não é de propriedade do usuário openfire, essa mensagem pode ser ignorada porque o script de instalação já se encarregou de ajustar a propriedade do diretório.

Pronto,  com as dependências e a instalação do openfire concluídas vamos a configuração, digite no seu navegador preferido a seguinte URL: http://10.1.1.103:9090

Selecione o idioma e avance

Nesta tela temos a escolha do hostname da máquina (configure o DNS para associar o nome ao IP) e as portas de conexão, mantenha as portas apresentadas.

Nesta tela temos a escolha do banco de dados utilizado, escolha se deseja utilizar uma base de dados externa (MySQL,PostSQL) ou a base de dados interna HSQLDB, nesse exemplo para simplificar utilizarei a base de dados interna.

Nesta tela temos que escolher o tipo de integração de usuários a ser utilizada, as opções são: Padrão (interno); LDAP; e ClearSpace. Se você já utiliza o LDAP para autenticação selecione-o, caso contrário selecione a autenticação Padrão (interna).

Nesta tela preencha o primeiro campo com o email do administrador e nos próximos campos digite a nova senha e redigite a mesma para confirmar.

Instalação e configuração concluída. É hora de logar no servidor Openfire, clique em – Logar no console de administração.

Faça o login como usuário admin e utilize a senha digitada anteriormente.

Vamos cadastrar um usuário para testes.

CLIENTE

O que seria um servidor XMPP sem um cliente, no site do desenvolvedor apresentado no inicio do post você pode escolher qual o cliente você quer utilizar, vou utilizar o spark para o exemplo.

As funcionalidades do Openfire podem ser expandidas por meio de plugins, livres ou comerciais. Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de assinar o nosso portal.

Anúncios

15 Respostas to “Servidor local de Chat (Openfire)”

  1. Renasti said

    Posso divulgar esse tutorial no meu site, com os devidos créditos?
    Muito bom, montei umma video aula da instalação e ocnfiguracao no windows server 2003

    Abs

    • Bernardes said

      Olha só,

      Você está querendo “buscar” tráfego no CooperaTI. Nós só divulgamos o trabalho de quem se esforça em ajudar na comunidade em TI do Brasil.

      Pode ficar tranquilo que se estiver fazendo um bom trabalho logo terá o link do seu blog divulgado aqui.

  2. Renasti said

    Posso divulgar esse tutorial no meu site, com os devidos créditos?
    Muito bom, montei umma video aula da instalação e ocnfiguracao no windows server 2003

    Ab

  3. Wagner Baldner said

    Muito bom esse post.
    Começamos a testar no mês passado em nossa rede, para alunos do EaD.
    At.
    Wagner Baldner

    • Ricardo Pinheiro said

      Wagner,

      Pura coincidência eu ter feito esse post e você estar utilizando em seu ambiente. Você não havia falado nada em sala que tinha esse tipo de solução. O post que fiz sobre o truecrypt foi porque o Naval havia me mostrado.

      Abraços

  4. Já uso o Openfire a um bom tempo, realmente é uma aplicação excelente, e também funciona em servidores Windows e banco de dados SQL, o que torna mais fácil a configuração. Também existem vários plugins.

    • Ricardo Pinheiro said

      Rubens,

      Agradeço o seu comentário e realmente o Openfire é solução ótima solução de chat, e que pode ser extendido com o uso de plugins (pagos ou não), só o fato de ser multiplataforma é muito bom.

      Abraços

  5. Leandro Pereira said

    Ricardo ótimo post esse, porem tenho uma duvida, fiz a implantação do openfire na minha estrutra integrando usuarios do AD com o openfire, porem até hoje não consegui usar o proprio login do cliente no windows para autenticar no XMPP Pandion, vc já chegou a ver algo parecido?

    Obrigado
    Leandro Alves Pereira

    • Ricardo Pinheiro said

      Leandro,

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. A autenticação da conta do Windows é problemática pois o próprio protocolo muita a cada nova versão do Windows. Também não obtive sucesso com esse tipo de login, mas isso já tem algum tempo, e não voltei a tentar.

      Abraços

  6. Diego Secco said

    Olá!

    Estava justamente procurando uma solução OpenFire / Spark pra instalar pra um cliente! Ainda não tinha encontrado nada assim, explicado! Muito Obrigado

  7. Claudio said

    Uso o Openfire com AD e Spark funciona perfeitamente, agora surgiu uma duvida, no dia que realizei a instalação definir os usuários que seriam Administradores do Console, porém agora preciso incluir o perfil administrador para outro usuário é não acho como efetuar este procedimento, pode me ajudar ?

    • Ricardo Pinheiro said

      Claudio,

      na versão 3.7.0 basta ir em Usuários/Grupo depois ir em editar (no usuário que deseja como administrador) e marcar “Is Administrator” e pronto.

      Abraços.

  8. Claudio said

    Prezado Ricardo,

    Já conseguiu utilizar o Openfire com SSO ? Tem alguma documentação referente a configuração para funcionar ?

    Grato

    Cláudio Bruno

  9. Renato said

    Encontrei um tutorial, bom sobre este assunto e explica mais detalhes, veja em http://www.renasti.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: