O seu portal de estudos

GADMINTOOLS – Administrando serviços gráficamente

Posted by Vagner Fonseca em 11 de agosto de 2011

Muitas vezes o SysAdmin precisa de ferramentas que o auxiliem a fazer seu serviço, apesar de eu preferir sempre a linha de comando, existem muitas ferramentas gráficas para isso, hoje vou falar de um conjunto de programas que facilitam, principalmente para aqueles que não conhecem bem os serviços, configuração de serviços de DNS, DHCP, Backup, FTP, VPN, Proxy, etc.

O GADMINTOOLS ou GTK Administration Tools, são as ferramentas para auxiliar na configuração dos serviços, primeiro vamos instalar os pacotes necessários:

root@debian-100:~# apt-get install gadmintools bridge-utils

Durante a instalação algumas perguntas serão feitas, basta respondê-las e continuar o processo.

Feito isso podemos ver no Menu do sistema as ferramentas, estou usando o XFCE4 que é um leve e confiável gerenciador de janelas, mas em qualquer outro gerenciador basta procurar no Menu que as ferramentas estão disponíveis.

Configurando o Squid:

Podemos ver pela figura que ele separa as partes do arquivo por abas e permite a configuração de quase todos os itens, permite ver o uso de disco, permite ver em tempo real os logs do serviço, além de na aba final permitir a edição do arquivo de configuração manualmente.

Configurando o Backup (Rsync):

Podemos Criar, verificar, analisar a execução de um Backup e até restaurá-lo com essa ferramenta, seja o backup local ou remoto, em outro servidor que tenha o RSync instalado.

Configurando VPN:

Podemos configurar um servidor ( e um cliente na outra ferramenta) completo, usando túnel único ou múltiplo, gerando e usando certificados auto assinados, criando conexões entre os clientes, alterando a encriptação, criando autenticação de usuários, etc.

Veja o arquivo de configuração gerado pela ferramenta:

Espero que tenham gostado das ferramentas, as outras seguem o mesmo padrão de uso e creio que vocês aprenderão facilmente a usá-las.

Não esqueçam de comentar, perguntar, assinar nosso Portal e votar no TOP Blog para que o blog cresça cada vez mais e possa agregar ainda mais conhecimento a todos nós.

Anúncios

4 Respostas to “GADMINTOOLS – Administrando serviços gráficamente”

  1. Eu procurei e não achei para CentOS… dei um yum search gadmintools e não me retornou nada.. ok não sou expert em linux, na verdade bem longe disso… provavelmente to fazendo algo errado (rsrs), como eu faço para instalar no CentOS 5??? Eu posso administrar serviços remotos dessa forma???

  2. Ótimo post, achei a ferramente o máximo… da para tirar de vários sufoco…

    Eu procurei e não achei para CentOS… dei um yum search gadmintools e não me retornou nada.. ok não sou expert em linux, na verdade bem longe disso… provavelmente to fazendo algo errado (rsrs), como eu faço para instalar no CentOS 5??? Eu posso administrar serviços remotos dessa forma???

    Obrigado

  3. Renato said

    Boa, só para incrementar um pouco mais, tem tbm o Webmin uma ferramenta gráfica e intuitiva para configuração de servidores.

    flwww

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: