O seu portal de estudos

Mini PC Zotac, Windows Intune e Windows Thin PC

Posted by Rafael Bernardes em 22 de agosto de 2011

Esse post fala sobre algumas tecnologias que, por mais que sejam diferentes, se complementam para gerar uma solução. O vídeo do ZOTAC é para apresentar esse tipo de desktop, que é melhor do que um thin client.

E abaixo segue um texto do Helinton (www.infob.com.br , vale um acesso!) sobre o Windows TPC, VDI e Intune:

A virtualização é amplamente utilizada por milhões de empresas como maneira de reduzir gastos, assegurar agilidade de negócios e permitir melhor aproveitamento do potencial de novas tecnlogias de hardware.

Nos últimos anos estamos observando um conceito conhecido por virtualização de desktops ou VDI (virtual desktop infraestructure). Neste tipo de virtualização(VDI) temos máquinas virtuais que executam sistemas operacionais como Windows XP, Vista e Windows7. Estas VM´s residem em um host de virtualização e são acessadas através de múltiplos dispositivos como laptops, thin clients, desktops ou tablets. O acesso é feito através da rede local ou mesmo de fora, através da internet.

Já é um fato que empresas como Microsoft, Citrix, VMware, Quest e outras possuem soluções bastante eficientes para permitir que desktops virtuais sejam implementados com sucesso em ambientes de empresas.

Mas o que VDI, ou Infraestrutura de Desktop Virtual tem relacionado ao Windows Intune? Mais do que talvez você imagine. No que diz respeito ao fator licenciamento e também tecnologia o Windows Intune é um ótimo recurso para quem deseja virtualizar seu desktops e está considerando entre outras coisas uma estratégia de Thin Computing.

Primeiro vamos examizar o aspecto licenciamento. Através da assinatura do Windows Intune você possui um beneficio de licenciamento chamado VDA (Virtual Desktop Access),este licenciamento é essencial para qualquer projeto de VDI e antes era desponível apenas para quem possuisse Software Assurance para o licenciamento do Windows. Para virtualizar seus desktops você obrigatoriamente tinha que ter o SA para cada desktop com Windows(cliente) no seu contrato de licenciamento por volume ou adquirir separadamente o VDA através de um modelo de assinatura de aproximadamente U$100 /device/ano.

Licenciamento VDA

Com o lançamento do Windows Intune este benefício passou a ser agregado a assinatura do serviço online. Mas o que é afinal de contas VDA? Esta é uma licença que garante acesso a maquinas virtuais com o Windows 7, XP e Vista sendo executadas em um host de virtualização, seja ele com qualquer tecnlogia de virtualização(Microsoft, VMWare, Citrix). A nivel de licenciamento é muito imporante que você possua esta licença (VDA) caso contrário não estará de acordo com o acordo de uso do Windows, licenças OEM não podem ser virtualizadas, licenças FPP até podem, mas possuem diversas limitações como impossibilidade de serem movidas entre hosts, entre outras.

Com o Intune você ganha o licenciamento VDA que permite a execução de até 4 sistemas operacionais virtualizados por assinatura. Sem dúvida uma evidência clara de que temos o Intune alinhado a estratégia de virtualização de desktops. Mas ainda não acabou temos mais vantagens.

Windows Thin PC

Recentemente a Microsoft lançou uma versão do Windows chamada Windows Thin PC. O Win TPC nada mais é do que uma versão compacta do Windows direcionada a empresas que estão considerando Thin Computing e querem aproveitar seus desktops como “Thin Clients”. Ele pode ser usado para acelerar e avaliar este tipo de cenário de computação. Leia mais acerca do Windows TPC neste link.

Windows 7 e VDI

Com assinatura do Windows Intune você recebe direitos de upgrade para o Windows 7 Enterprise, esta versão do Windows em especial é designada para ser virtualizada, recursos como Branch Cache e Enterprise Search estão diretamente relacionados ao sucesso do seu projeto de VDI. O Windows 7 é um sistema operacional pronto para ser virtualizado, e em sua versão Enterprise, a coisa fica ainda melhor.

Assinatura do MDOP

Além do VDA e do Windows 7 Enterprise com a assinatura do Windows Intune é possivel ter acesso através de uma assinatura adicional com o valor de U$1 ao MDOP(Microsoft Desktop Optimization Pack) um conjunto de 7 soluções que auxiliam bastante na hora de otimizar qualquer desktop seja fisico ou virtual. Existem mais detalhes sobre o MDOP neste link. O que quero chamar atenção agora é para um dos mais procurados componentes do MDOP o App-V(Application Virtualization) que permite separar as aplicações do sistema operacional e entregá-las como serviço. O App-V é essencial também para a maioria dos projetos de VDI e ele é parte integrante da estratégia de estação de trabalho otimizada da Microsoft.

Sem qualquer dúvida que o Windows Intune é uma ótima oportunidade para implementar VDI em seu ambiente. Além de poder gerenciar estes desktops com o Intune você tem acesso a recursos de licenciamento essenciais e exclusivos.

Anúncios

3 Respostas to “Mini PC Zotac, Windows Intune e Windows Thin PC”

  1. Nossa, que riqueza de informação!

    Vejo que hoje em dia todo profissional de TI tem que ter um bom hardware para testes.
    As soluções estão surgindo de forma acelerada.
    Quem não explorar de forma imediata ficará perdido…

    Para isso existe o CooperaTI!!! Sempre ajudando os que querem evoluir profissionalmente!.

    Parabéns à equipe!
    JB

    • Bernardes said

      Captou o meu foco!

      Eu sempre quis ter vários equipamentos para testar, mas era difícil demais. Agora o CooperaTI recebe várias marcas querendo fazer reviews e temos acesso a equipamentos ultra modernos!
      E o nosso prazer é poder compartilhar isso com os leitores!

  2. Bernardes,

    Em outro post, foi levantada a questão de “cobrar assinatura” ou permitir banners.
    Parece que não vingou.
    Tenho uma sugestão:

    Já que são várias empresas/marcas que estão procurando o CooperaTI (merecidamente), porque não faz alguns seminários com demonstrações de produtos?

    Neste caso da Mini PC Zotac, poderia simular vários ambientes em laboratório e mostrar de que formas e ambientes eles podem trazer bons benefícios.

    No meu ponto de vista, o CooperaTI não teria custos, todos eles seriam bancados pelas empresas interessadas em divulgar seus produtos.

    Acredito que um valor significativo pelo conteúdo, os leitores não irão se incomodar.

    Para nós que buscamos novas alternativas, fica difícil adquirir um produto sem vê-los em prática. Esses seminários são de muita importância, pois teremos a oportunidade de ver e tirar varas dúvidas.

    E ainda assim, fortalecerá o vínculo dos leitores com o CooperaTI.

    Abraços.
    JB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: