O seu portal de estudos

Instalando o Windows em um VHD

Posted by Carlos Finet em 26 de agosto de 2011

 

           

A criação de VHD ( Discos Virtuais ) é uma novidade do Windows 7 e Server 2008 R2 que nos possibilita entre outras coisas instalarmos o sistema utilizando esses arquivos. Nesse post vou demonstrar como instalar o Server 2008 R2 em VHD com dupla inicialização em um computador com o Windows 7. Ideal para quem precisa estudar o sistema Server e não quer particionar o disco pra isso.

Espero  que tenham gostado do post e não esqueçam de votar no top blog

15 Respostas to “Instalando o Windows em um VHD”

  1. Qual a diferença entre criar esse vhd e fazer um dual boot na maquina?

    • Vamos lá
      Você não precisa necessariamente ter um dual boot para usar a instalação em VHDs. O Dual boot permite que você tenha 2 ou mais sistemas em seu computador e selecionar qual será utilizado através de um menu assim que o micro for ligado. A vantagem do VHD é que você não precisará particionar seu disco para esse processo instalando o sistema no VHD no lugar da partição.
      Como exemplo, em meu notebook tenho 2 sistemas exatamente como no vídeo, um Windows 7 instalado direto no HD e o 2008 R2 em um VHD. Uso o 2008, pois preciso do Hyper-V para estudar alguns cenários, porem prefiro trabalhar no Windows 7, defino qual sistema vou utilizar quando ligo o meu notebook.
      Espero que tenha ajudado.

      • wellingtn said

        Muito bom o post, porem tenho algumas duvidas.

        E se eu quiser excluir o vhd do 2008 vai emplicar na minha inicialização? caso não para excluir qual seria o processo?
        Desde ja sou grato pela resposta e novamente parabéns pelo post

      • Isso não é problema !!! Basta entrar no MSCONFIG na aba ” inicialização” e excluir o sistema que esta no VHD, depois é só se livrar do arquivo propriamente dito.

        Viu como é facil??

  2. wellingtn said

    muito bom rsrs
    cara e uma ultima de preguiçoso srs
    onde fica por padrao esse vhd.

  3. Bruno Cruz - Belém Pará said

    Carlos, me diga uma coisa: caso eu já tenha o VHD com o Windows Server 2008 R2 instalado, como faço para anexar ao meu boot?

  4. Carlos, tentei realizar o procedimento na risca e deparei com um erro na hora da instalação, mas precisamente no ponto em que ele diz que está expandindo os arquivos.
    Ficou em 0 % e deu uma tela dizendo o seguinte: Windows cannot install required files. The file may be corrupt or missing. Make sure all files required for installation are available, and restart installation. Error code: 0x80070017
    O que pode ser?
    Nas duas máquinas que tentei, tive o mesmo problema.

    • Idalício
      Acredito que possa ser algum problema com a sua mídia do Windows. Teste com outro DVD. Em alguns casos pode ser problema com memoria tenta usar um “memory test” para constatar se esse é o seu problema.

  5. Tiago Pagliosa said

    Pq não consigo instalar 02 Windows 7? Eu gostaria de instalar 02 Windows 7 porque eu utilizo meu notebook na empresa. O meu problema não é não querer ficar na rede da empresa, o meu problema é que eu coloco ele na rede dos clientes. Eu gostaria de subir um SO somente para utilizar na rede dos clientes. Mas após a criação do VHD, alocação do VHD e formatação do SO ao iniciar a máquina retorna um erro. Diz que o Sistema Operacional não suporta boot em um VHD. O que eu faço?

  6. Tiago Pagliosa said

    Ok, muito obrigado! Eu estava utilizando o “Professional”.

Deixe um comentário

 
