O seu portal de estudos

Microsoft iSCSI Software Target – simulando um storage em um servidor

Posted by Carlos Lauff em 14 de setembro de 2011

Olá pessoal!

Li uma sugestão de um amigo leitor que se identificou como Cláudio, sobre indicar algum software que possa simular um storage para a criação de um cluster. Logo me veio em mente falar sobre o Microsoft iSCSI Software Target que tem exatamente essa função.

E como aqui no Portal CooperaTI a gente mata a cobra e mostra o pau, vou iniciar uma série de artigos para mostrar como o iSCSI target pode ser útil, por exemplo, como meio de armazenamento para um cluster de failover de dois servidores Web.

O Microsoft iSCSI Software Target é gratuito que pode ser baixado neste link: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=19867.

O Microsoft iSCSI Software Target 3.3 oferece uma solução de armazenamento que utiliza a sua rede TCP/IP. Isso transforma um computador executando o Windows Server 2008 em um dispositivo de armazenamento, capaz de oferecer diversas ferramentas relacionadas a um storage, incluindo o seguinte:

  • Armazenamento compartilhado que permite ao Hyper-V oferecer recursos como alta disponibilidade e live migration.
  • Consolidar o armazenamento para servidores com múltiplas aplicações (por exemplo, SQL Server ou Hyper-V).
  • Prover um armazenamento compartilhado para aplicações hospedadas em um cluster de failover.

Este software representa uma solução econômica viável que pode ser aplicada em ambientes de teste ou desenvolvimento, assim como em ambientes de produção de pequeno-médio porte ou até mesmo um escritório de uma filial.

Novamente, eu me encrenco com esses artigos que requerem um longo tempo de preparação. Vamos entender como vai funcionar o ambiente completo.

A arquitetura da rede será composta por dois segmentos: um para a SAN (storage area network) que conterá o servidor storage e os dois servidores IIS e outro para a LAN (local area network) que integrará os servidores IIS ao DC/System Center.

A figura abaixo vai ajudar a entender melhor o que pretendemos.

 

 

Hora de começar a trabalhar. Crie quatro máquinas virtuais no Hyper-V ou qualquer outro virtualizador de sua preferência. Não deixe de observar que os servidores DC, IIS1 e IIS2 necessitarão de duas placas de rede, cada um. Recomendo que você instale o Windows Server 2008 R2 Enterprise nos servidores que serão usados neste laboratório.

Utilize o comando DCPROMO para instalar o Active Directory e a função AD-DS no servidor DC/SYSTEM CENTER. Ingresse todos os servidores no domínio.

Por hora vamos deixar o ambiente mínimo pronto. O próximo artigo vai tratar da instalação e configuração do SERVIDOR STORAGE, demonstrarei a instalação do Microsoft iSCSI Software Target em vídeo.

Deixem suas sugestões e comentários, assinem o nosso portal. Nosso Twitter é @portalCooperaTI e meu Twitter pessoal é @CalLauff

Abraços e até breve!

Anúncios

9 Respostas to “Microsoft iSCSI Software Target – simulando um storage em um servidor”

  1. Show de bola Carlos.

  2. Bruno Cruz - Belém Pará said

    Carlos, estou analisando esse post, com relação a ilustração : então em cada servidor tenho que ter duas placas de rede, uma para cada rede? Nessa caso tenho que ter dois Switchs ou posso utilizar somente um?

  3. Bruno Cruz - Belém Pará said

    Carlos, em um ambiente de produção é recomendado utilizar o DC (Active Directory) virtualizado? um pequena empresa de até 50 usuários onde a alta disponibilidade é requirida, pois o ambiente não pode parar por se tratar de uma empresa de vendas, osso utilizar esse cenário proposto para cluster failover/live migration?

  4. paulo said

    Muito massa esse post, seria interessante a demonstração de todo o cenário para quem tá começando em windows server, muito show mesmo cenário, parabéns…aguardo ansiosamente pelo próximo post!! Parabéns tbm ao blog, que cada vez mas cresce.

  5. Bruno Pinheiro said

    Muito bom!! Post muito interessante, espero continuação..
    Parabéns pelo blog…

  6. Rebeca said

    Esperando o próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: