O seu portal de estudos

Como transferir arquivos entre o Host e Máquinas Virtuais do Hyper-V

Posted by Carlos Lauff em 21 de setembro de 2011

Olá amigo leitor!

Uma das maiores dúvidas que encontro em treinamentos se refere ao procedimento para transferir arquivos que estão gravados no host que hospeda o servidor Hyper-V para as máquinas virtuais. Como você já sabe, a máquina virtual não gerencia unidades removíveis como pendrives ou discos externos conectados ao host. Muitos adotam o sistema de criar discos virtuais e anexá-los à máquina virtual, o que requer o desligamento da VM e acaba desperdiçando algum tempo.

Neste artigo demonstro uma maneira bem rápida e prática de transferir arquivos entre o host e uma VM usando um simples compartilhamento.

Usando como base o laboratório de iSCSI Target que estamos desenvolvendo, vamos instalar algumas aplicações nos servidores. Por exemplo, no servidor STORAGE você precisará executar o arquivo de instalação do iSCSI Software Target que baixou da internet.

O ideal é escolhermos um dos servidores para concentrar todas as aplicações que vamos usar. Sugiro que seja o DC por naturalmente já ter o compartilhamento de arquivos ativado.

Na unidade C:\  do servidor DC crie uma pasta chamada Aplicativos e compartilhe essa pasta com Controle Total para Todos (lembrando que estamos em um ambiente de testes, no mundo real compartilhe apenas para grupos de segurança do seu domínio).

 

Aqui vale explicar que esse procedimento funcionará em VMs cujos adaptadores de rede foram configurados como Interno ou Externo por possuírem comunicação de rede com o host. Mantenha também o endereçamento IPV6 ativado.

Tomadas essas devidas precauções, basta que você a partir do seu host acesse o compartilhamento que criou. No meu exemplo:

 

Na primeira sessão será solicitada as credenciais para que você se autentique e acesse o compartilhamento. As credenciais devem ser fornecidas no formato DOMÍNIO\Conta_de_Usuário. No meu caso eu forneci LAUFF\Administrador e a senha do usuário.

Logo a janela se abrirá e você verá a seguinte imagem:

 

Pronto! É só transferir os arquivos e depois acessá-los através do mesmo compartilhamento pelas outras VMs.

Ah, e não esqueci do nosso artigo sobre o iSCSI. É que estou preparando o material de forma mais detalhada possível. O pessoal que vai testar o e-Learning vai inclusive poder praticar lá.

Assine nosso portal, siga-nos no Twitter @portalCooperaTI. Meu Twitter pessoal é @CalLauff.

Abraços e até logo!

Anúncios

Uma resposta to “Como transferir arquivos entre o Host e Máquinas Virtuais do Hyper-V”

  1. Bruno Cruz - Belém Pará said

    Blz, Carlos! estamos aguardando !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: