O seu portal de estudos

PMEs e backup de dados

Posted by canalinfob em 4 de outubro de 2011

Atualmente existe mais opções de backups do que nunca, mas muitas empresas de pequeno porte continuam arriscando seus dados.

Existem muitas pesquisas a respeito deste assunto, como a conduzida pela Symantec, que revelou que 57% das empresas de pequeno e médio porte (PMEs) não possuem plano para o caso de perda de dados. Existem muitas companhias nesta situação, como comprovou outro estudo, dessa vez, realizado pela Carbonite, em julho, onde apontou que metade das empresas de porte pequeno sofreu perda de dados irrecuperáveis.

Então, novamente: com mais métodos do que nunca existentes no mercado, tanto físicos como baseados na web, porque correr o risco de perder dado da empresas e não ter como recuperá-los? “Pequenas empresas, em especial, são muito ocupadas, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, e, backup é apenas mais uma na qual os empresários não querem pensar”, disse Mike Evangelist, chefe de marketing na Code 42 Software.
Segue abaixo as desculpas mais comuns pela falha no backup de dados – e as razões pelo qual esta questão é deixada de lado.

1.É muito caro:
Custos é sempre a primeira desculpa das pequenas companhias que precisam extrair um pouco mais de cada real gasto. Mas, caso você experimente um desastre de TI incapacitante, a dor será muito pior se você não conseguir recuperar os dados para voltar a trabalhar rapidamente. É verdade que, se você estiver lidando com grandes bases de dados, então o custo com backup e armazenamento pode ser pesado. Mas para quantidades gerenciáveis (pense em gigabytes, não em terabytes ou mais), um orçamento apertado não tem que ser um fardo. Alguns fornecedores de cloud também oferecem planos de dados ilimitados para grandes necessidades.

2. Isso nunca vai acontecer comigo:
Considere o artigo da fé cega: você não precisa operar no caminho dos furacões ou outro desastre natural para que a perda de dados ocorra. Perda ou roubo de computadores, fogo, enchente ou falhas de tecnologias antigas podem acontecer e acontecem – isso sem mencionar a lista completa de perigos potenciais.

3. Eu simplesmente esqueci
Donos de PMEs e seus profissionais costumam ser ocupados, na maioria das vezes desempenhando múltiplas tarefas para ajudar a companhia crescer. Se a sua lista do que fazer corre – ou se é esquecido – fazer o backup dos seus dados é uma tarefa fácil de deixar de lado. Mas isso não é uma boa desculpa, particularmente com o número de produtos que oferecem soluções automáticas, de backup continuo e sincronizado. Se você tem protelado esta questão, a automação é um recurso que você deve ter.

4. Deixa meu computador mais lento
Segundo Evangelist, muitas clientes em potencial não tem um plano de acidente para consumidores, e esta reserva está enraizada na questão real: alguns anti-vírus antigos e softwares de backup são arrastados para dentro do sistema do usuário final, causando transtornos que os levam a desistir do software. Isto criou um problema na imagem dos programas de backup e plataformas relacionadas. “Como resultado disso, pessoas estão desabilitando esta ferramenta”, disse Evangelist. “Eles precisam que seus computadores sejam rápidos”.

Bons softwares da atualidade não causam problemas de desempenho. Se você está preocupado com os usuários finais, procure por um sistema que atue de forma silenciosa, nos bastidores. Usuários poderosos devem procurar por plataformas que permitam ajustar detalhes e especificações sobre como e quando o recurso do sistema está sendo usado durante o processo de backup e sincronização.

5. Eu não quero minhas informações na nuvem
Algumas das PMEs simplesmente não confiam na nuvem para backups e outras aplicações – sentem-se mais confortáveis mantendo os dados em casa. Outros, nem tanto. Isso pode ser uma prerrogativa, mas não uma desculpa. Você precisa manter pelo menos uma cópia dos dados em um local diferente dos da infraestrutura. Ou então, não estará bem protegido.

6. Não tenho departamento de TI
Muitas plataformas de backups online requerem pouco know-how técnico, por isso, enquanto você não tiver um plano mental de aplicações com base na web, a falta de recursos de TI não é um obstáculo.
Alguns dispositivos físicos, como armazenamento anexado à rede, se torna um pouco mais complexo. Mas mesmo frente a isso, fornecedores como a Drobo fazem uso significativo na esperança de apelar para PMEs.
7. Está no meu pen drive

Pen drives são baratos, portáteis e fáceis de usar – mas eu não confiaria neles como primeira opção de backup. É melhor do que nada, mas mesmo se você seja diligente ao copiar arquivos é simplesmente muito arriscado confiar como se fosse sua apólice de seguros. Evangelist notou, entretanto, o maior problema com pen drives: “Eles normalmente estão no mesmo lugar que o computador”, disse. O mesmo princípio vale para outras mídias, como DVDs graváveis: se está na mesa do funcionário ou no seu laptop, então não é um bom plano de backup.

8. Eu apenas vou usar o serviço de recuperação de dados
Existe uma série de empresas lá fora, que detectam falha no disco rígido e tentam recuperar os dados. Esses serviços podem até funcionar, mas estão longe de serem seguros – Não existe garantia de que podem recuperar suas informações. E levam tempo. Sem mencionar que o serviço de recuperação de dados não pode ajudar em casos de roubos ou perda total. “Serve mais como último recurso”, concluiu.

Fonte: Information Week

Este texto foi escrito pelo nosso parceiro Infobusiness.

Anúncios

6 Respostas to “PMEs e backup de dados”

  1. De fato é impressionante.

    É claro que cada empresa necessita de um plano de backup específico, mas ficar sem???
    Por mais básico que seja, utilize o do próprio sistema operacional.

    Essa estatística vale para o Brasil? Acho que aqui deve superar os 57%.

    • Bernardes said

      A estatística vale sim.

      Como consultor, eu tenho a oportunidade de conhecer diversas empresas pelo Brasil. A exceção foi uma empresa esse mês: Eles tinham um bom plano de backup!!! (até elogiei)

      Mas o normal é não ter nada ou não ter algo funcional e em alguns casos, acham que tem mas nunca testaram.

  2. Bernandes, é bom atentar também para o fato de que o número de empresas que possuem plano de continuidade da ti (e do negócio!) é ainda menor se comparado às que têm algum backup. Além do mais, o funil se estreita quando procuramos por empresas que possuem um PLANO de backup, documentação dele e realiza os testes periodicamente.

    Fica a dica para um próximo post abordando plano de continuidade da ti em PME.

    Sugestão de leitura:
    http://superdicas.com.br/blog/?p=200
    http://www.microsoft.com/download/en/confirmation.aspx?id=26680

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: