O seu portal de estudos

Perfil Móvel de Usuário no Windows Server 2008

Posted by Carlos Lauff em 26 de outubro de 2011

CL_RP1

Aloha, pessoal!

O artigo de hoje é sobre um recurso simples, mas que ainda causa algumas dúvidas na sua implantação: como criar perfis móveis para os usuários.

Um perfil de usuário armazena informações, configurações e preferências pessoais tais como área de trabalho, pastas de documentos, favoritos, preferências do navegador etc. Normalmente, quando um usuário faz logon pela primeira vez em um computador, é criado um perfil local com base em um perfil padrão. Nenhuma das configurações feitas anteriormente em outros computadores é recriada durante esse processo.

O perfil móvel (ou Roaming Profile) permite que o conteúdo do perfil seja salvo em um servidor de arquivos e esteja acessível quando o usuário logar em qualquer computador da rede.

O procedimento é simples e você vai precisar de um servidor com o Windows Server 2008 como Controlador de Domínio/Servidor de Arquivos e um Cliente.

Inicialmente, crie uma pasta no seu Servidor de Arquivos, com o nome de “Perfis”. Compartilhe essa pasta para o grupo “Usuários Autenticados” e dê a permissão Controle Total.

 

CL_RP2

 

Em seguida, abra o console do Active Directory e abra as propriedades do usuário que deseja configurar o perfil móvel. Você também pode selecionar vários usuários e configurar todos de uma vez. Na guia “Perfil” preencha o campo “Caminho do perfil” com o compartilhamento criado seguido da variável de ambiente %username%. Não se preocupe, essa variável será substituída pelo nome do usuário.

 

CL_RP3

 

Vamos dar uma olhada na pasta “Perfis” do Servidor de Arquivos antes de o usuário fazer o logon:

 

CL_RP4

 

Como você pode reparar ela está vazia!

Agora, no computador Cliente, faça logon com o usuário que você acabou de configurar o perfil móvel.

Após o logon, uma pasta com o nome do usuário seguido de “.V2” é criada.

 

CL_RP5

 

Pronto! Os dados do perfil do usuário serão salvos a partir de agora no Servidor de Arquivos e serão transportados para qualquer computador que o usuário fizer logon. E não se preocupe pelo fato de todas as pastas existirem na mesma pasta “Perfis”. Nenhum usuário conseguirá ver a pasta do outro. Nem do Administrador (exceto, claro, se se tornar proprietário da pasta do perfil do usuário). Isso ocorre pelo fato de que nas propriedades NTFS da pasta “Perfis” existir a permissão de Controle Total somente para o objeto “Proprietário Criador”.

Fácil, não? Por hoje é só. Deixem seus comentários e sugestões.

Mais uma coisa… Obrigado por ter mantido o Portal CooperaTI entre os 100 melhores no Top Blog. Passamos para a segunda fase e precisamos que você, nosso leitor amigo, continue votando e fazendo o CooperaTI aparecer para mais profissionais de TI.

Assinem o nosso portal, no Twitter siga @portalCooperaTI. Meu Twitter é @CalLauff.

 

Até a próxima!

Anúncios

12 Respostas to “Perfil Móvel de Usuário no Windows Server 2008”

  1. Renato said

    Carlos,

    Bom dia.

    Muito bem explicado. Uma dúvida, apenas direcionando o caminho do perfil, tudo que o usuario tiver de arquivo na pasta Meus Documentos, Area e Trabalho e as configurações padrões do perfil do usuario, serão sicronizadas com essa pasta no servidor? Não é preciso fazer nenhum redirecionamento de pasta na gpo? Aqui por exemplo direcionamos a pasta Meus Documentos para o caminho de perfil remoto do usuario, e ultimamente isso vem dando alguns problemas.

    Vlwww

    • O CooperaTI mudou de endereço

      Atenção aos que recebem essa mensagem e utilizam algum leitor de RSS ou estão apontando para o endereço: rafaelbernardes.wordpress.com ou rafaelbernardes.com.br.

      O CooperaTI está na nuvem da Amazon e talvez seja necessário que vocês atualizem seus leitores de RSS.

      Quem recebia as notificações de posts por email pode ficar tranquilo, a base anterior foi exportada para o novo portal.

      http://www.cooperati.com.br

  2. bom dia

    uma duvisa esse procedimento na deixao servidor mais lento ??

  3. Fernando Prado Tavares said

    Ja fiz esse processo de perfil movel , mas tive problema em tfazer o backup dos dados , quando dou permissao de acesso a pasta do perfil movel do usuario , para o administrador , ocorre erros na hora do logon do usuario

  4. Olá Carlos, como todos sabemos os perfis crescem, docs pessoais, emails.. etc. Teria como limitar um tamanho específico?

  5. Acaba com a chatice de ficar fazendo backup de usuário. Se juntar com o WDS então, perfeito!

  6. Quando o servidor que está hospedando os perfis estiver inacessivél por algum problema, os usuários não iram conseguir logar né isso?

  7. wellington said

    Uma duvida ,
    aqui trabalhamos com perfis fixos e os mesmos são mapeados para que os funcionários possam trabalhar alguns arquivos em contingencia caso o server de arquivos venha a ter algum problema temporário e fique off . Porem posso criar alguns perfis moveis , um ou dois e os usuários usarem em notes da empresa caso sua estacão tinha problemas. Estou perguntando pois um post anterior aqui no portal me atentou ao planejamento em caso de desastre e isso entraria no meu plano.

  8. Juan Azocar said

    Fala Lauf,

    Gostei deste post, muito simples e muito pratico trabalhar com perfil móvel.

  9. AFONSO NAZARIO said

    Muito bom! vou colocar em prática.

  10. Bruno said

    Meu usuarios nao conseguem excluir arquivos, só quem nao tem perfil movel que consegue, quando eu excluo algo, quando faz logoff e logon, esse arquivo volta pro mesmo lugar, , , nao sei o motivo pois nunca vi isso na vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: